Olá, vamos dançar?
Hoje é dia da Ciranda de Receitas, e meu par é a Carla Colombo, do blog Brisando na Cozinha. E a música de hoje tem cara mesmo de festa junina, daquelas com gosto de infância!
Lembra-me minha mãe, fazendo essa delícia para as festinhas de aniversário... Mas que tempo bom!!! Minha mãe fazia canudinhos lindamente: com cocada, com palmito, ou nesta versão da Carla, com doce de leite!
Obrigada, Carla, por trazer-me à memória esse tempo precioso ao meu coração!
Então agora prepare-se para brisar na cozinha, porque hoje temos...
Canudinhos recheados com doce de leite
(rendimento: aproximadamente 50 canudinhos)
Ingredientes
- 1 copo (requeijão) de água
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 1 pitada de sal
- farinha até dar ponto na massa (usei mais ou menos de 2,5 a 3 xícaras de chá)
- óleo para fritura
para rechear
- doce de leite
- brigadeiro
- beijinho
- nutella
- maionese de batata
- salpicão
- o que mais você quiser!
acessórios
- cilindro para abrir a massa (pode usar o rolo também)
- conezinhos metálicos para dar forma aos canudinhos
Modo de preparo
Misture a água, o óleo e o sal num recipiente e vá adicionando farinha de trigo até que a massa fique firme, porém ainda elástica e macia. Nesta receita foi necessário de 2,5 a 3 xícaras (chá). Sove bem para que a massa fique homogênea e deixe descansando por uns 20 minutos.
Divida a massa em pedaços menores e vá passando pelo cilindro (ainda em espessura mais grossa) por várias vezes, até que fique bem homogênea (vá dobrando a massa e passando novamente. Não precisa ser tão fina quanto a massa de macarrão, você pode fazer de acordo com seu gosto.. No meu caso separei a massa em 4 partes e abri até formarem 4 retângulos bem compridos.
Com um cortador de pizza ou faca vá cortando a massa no sentido do comprimento, em tiras de mais ou menos 1cm de espessura. Pegue uma tirinha e vá enrolando a massa na forminha de metal, prendendo bem o biquinho na ponta e sobrepondo a massa até chegar quase ao topo da forminha. Não coloque massa até o topo, pois depois pode dificultar muito para soltá-la, após a fritura.
Depois de enrolar bem, vá fritando em óleo quente até dourar. Algumas sairão sozinhas das forminhas. Se suas forminhas foram novas, não se esqueça de dar uma untadinha nelas, com um guardanapo molhado no óleo, para você conseguir retirar os canudinhos com facilidade.
Depois de douradinhas, escorra bem os canudinhos e coloque para escorrer ainda mais em papel absorvente. Nessa foto dá pra ter uma noção mais ou menos de até onde podemos enrolar a massa, para conseguir desenformar com maior facilidade.
Deixe esfriar um pouco, e com a ajudar de luvas ou guardanapos de pano, pegue a casquinha e com cuidado puxe o canudinho para desenformar. É normal que no começo você acabe quebrando algumas, mas com a prática vai se tornando mais fácil. Por isso é bem importante o momento de enrolar a massa no canudo, pressionar bem para que fique firminho.
Depois de desenformados, eu coloquei em outro recipiente também com papel absorvente para escorrer mais óleo, se possível. Assim ficam bem sequinhos.
Agora está pronto! É só rechear com o que você preferir e se deliciar!
Eu, claro, recheei com o mais tradicional, o doce de leite... não sou de ferro né?
*Guarde-os sem recheio em potes fechados
Fica igualzinho àqueles que compramos no mercado, ou melhores! "
Aqui está o link do post do Brisando na Cozinha:
Nesta rodada da ciranda, participam os blogs:
nossa que delícia que a Carlinha te trouxe, também me lembrou muito minha mãe, que os fazia para os aniversários. boa lembrança de tempos bons, beijos meninas!
ResponderExcluirPutsss canudinho é muito minha infância! Adorava quando minha vó fazia! uhmmmmm
ResponderExcluirBeijos!!
Eu já me deliciei com a sua Taça Caprese de Camarão no blog da Carla. Agora vim me deliciar com esses canudinhos que fazem a alegria de muitos paladares!
ResponderExcluirBeijinhos
Que delícia essa ciranda! Só comida boa! Já vim da Carla com água na boca com sua taça caprese agora chego aqui e vejo esses irresistíveis canudinhos! Delícia!
ResponderExcluirBj e obrigada por estar conosco, Catarina!
Lylia
Oie Catarina!!!
ResponderExcluirVc "judiou" da gente com aquela taça, hein? Bem que pensei no nome do seu blog quando vi... "oh céus mesmo!!!"
Entrada perfeita, parabéns!!!
E o que dizer desse canudinho da Carla? Também me lembra infância... toda festinha de aniversário minha mãe fazia a versão doce, com cocada e a salgada de palmito ou frango. Uma delícia!!!
Parabéns pela escolha das receitas, meninas!
Beijão
É impossível não associar à infância esses canudinhos, seja com recheio doce ou salgado.
ResponderExcluirClaro que eu tenho uma quedinha pelos doces. Até agora só mandei sugestões doces para as amigas de ciranda...rs!
Bjs.
Boa noite Catarina, prazer conhecer seu blog, já conferi sua receitinha no Brisando na Cozinha, linda apresentação!E o que são esses canudinhos, não acreditei qdo vi, saudosismo delicioso, será que consigo reproduzir assim tão perfeitos? Parabéns as duas!
ResponderExcluirBjo
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh (sim, estou gritando)!
ResponderExcluirGenteeee quanto tempo que não como isso, que delíciaaaaa!
Amei, Carlinha arrasou!
E eu já fui lá ver sua receita também que meu Deus hein?!
Só delícias nessa ciranda!
Beijosss
Voces estão umas danadinhas para me deixar com fome, vi sua postagem na Carla e adorei o camarão.. Chego aqui agora Carla me mata com esse canudinho... Sei não viu!! Bjos
ResponderExcluir