Bolos

domingo, 31 de julho de 2016

Torta da Dona Olivia


Tem pessoas pelas quais a gente tem apreço. Outras, pelas quais a gente tem carinho. Amor. Admiração. Respeito. E tem aquelas que a gente sente tudo junto e misturado! Uma delas é a Dona Olivia.

Eu sempre tive excelente relacionamento com as mães de minhas amigas. Uma questão de amor por extensão, amor prolongado. Dona Olivia, mãe da minha querida Ângela (que não a Pitangas, outra Ângela), mãe também da Anita e da Ana, não foi exceção. Uma mulher admirável, divertida, um amor de pessoa. Uma mulher forte e linda, que eu adoro!

Dona Olivia, dentre outras delicias, faz uma torta divina! Há tempos que eu vinha querendo fazer a torta de queijo e presunto, e numa dessas tarde, eu – com firme proposito – decidi ir para a cozinha e repetir o feito dela!

Não, não ficou igual não – somente Dona Olivia faz a torta da Dona Olivia com perfeição! Mas ficou muito boa!  

Quem comeu lambeu “os beiço” – estava uma verdadeira delicia!

Segue aqui a receita, para quem quer uma torta de primeira!! A massa é meio chatinha de trabalhar, mas posso garantir que vale a pena!




TORTA DA DONA OLIVIA 

Massa
2 xic de farinha de trigo
1 xic de maisena
1 ovo
1 colher de fermento em pó
300 g de manteiga
Misturar os ingredientes ate obter uma massa uniforme. Com metade da massa, forrar um pirex e com a outra cobrir o recheio.

Recheio
250 g de queijo mozzarella
250 g de presunto cozido
Picar bem o presunto e a mozzarella, juntar uma lata de creme de leite, 2 colheres de margarina e uma pitada de sal.
Pincelar a massa com gema. (Eu costumo bater a gema com 1 colher de chá de leite).

Assar em forno médio, pré aquecido, por mais ou menos 40 minutos.


NOTA: Esta é uma torta que se pode comer quente ou fria, fica igualmente gostosa. Se for aquecer na hora de comer, use o forninho elétrico, e não o micro-ondas.

2 comentários:

Obrigada pela visita: espero que volte sempre! Deixe seu comentário,por favor! Caso não seja usuário cadastrado no google, deixe seu nome, entao eu saberei que o anônimo é você! Obrigada!