Bolos

domingo, 31 de julho de 2016

RABANADA DA MINHA MÃE

Esta receita de rabanada da minha mãe foI publicada originalmente na Ciranda de Receitas, no dia 30/06/16, no blog Sabores da Vida, da querida Marisa. Veja o link AQUI


Eu e meu irmão crescemos comendo rabanada – e não me lembro quando eu soube que rabanada era típico do Natal. Lá em casa, qualquer sobra de pão, para nossa alegria, virava pudim, rabanada, almôndegas… tempo bom, a gente era feliz com tão pouco! 

Eu ainda me lembro perfeitamente da minha mãe na cozinha, no seu reino, pilotando as panelas, inventando moda, fazendo de tudo para que nós pudéssemos celebrar a vida à mesa. Minha mãe era uma cozinheira nota 1000, dessas que com pouca coisa fazia pratos inesquecíveis! Fazia doces e salgados como ninguém: de pratos simples a pratos muito elaborados, sem preguiça e com prazer!! 
Perdi muito das receitas da minha mãe. Só muito tempo depois que ela faleceu é que despertou em mim o amor pela cozinha. E herdei dela esse dom de cozinhar sem preguiça e com prazer! Tenho muito a aprender ainda, mas o que faço é sempre com muita alegria, muita vibração boa! 
Na semana passada, eu estava, por assim dizer, “roxa” de vontade de comer rabanada. Coincidiu que eu tinha que ir a São Paulo, e na volta, paramos no Graal, onde vende um filão grande, perfeito para rabanada. Não deu outra! Assim que me pilhei com tempo no sábado à noite, saiu a rabanada! E aqui vai a receita, tal qual minha mãe fazia:

RABANADA DA DONA MARIA (MINHA MÃE)




Ingredientes

1 filão grande cortado em fatias de 3cm 
(despreze as pontas) 

NOTA: não use o pão fresco. Deixe o filão no saco de papel por 3 dias, para só então fazer as rabanadas)
1 litro de leite integral
1 lata de leite condensado
3 ovos inteiros batidos
1/2 litro de óleo de milho (ou outro óleo que não tenha cheiro ou deixe gosto residual)
2 colheres de sopa de açúcar misturado com 1 colher de sobremesa de canela em pó 
Preparação
Aqueça o óleo de milho numa frigideira onde caibam duas fatias de pão. Misture o leite com o leite condensado e reserve. Bata os ovos e reserve. Mergulhe duas fatias de pão no leite, por alguns segundos, até que estejam bem molhadas, mas sem se desfazer.
O sucesso da rabanada é que as fatias estejam completamente embebidas no leite, mas que não se desfaçam ao fritar. Passe as fatias nos ovos batidos e imediatamente frite-as no óleo quente. Deixe que dourem completamente de um lado, para então virar as fatias e deixar que dourem no outro lado. Tire-as do óleo e disponha sobre uma assadeira com papel toalha dupla. Não deixe que o papel toalha fique com óleo, vá trocando o papel para garantir que o excesso de óleo seja absorvido. Polvilhe o açúcar com canela sobre cada fatia. Repita o  processo com outras duas fatias. Não frite mais do que duas fatias juntas, pois vão ficar encharcadas de óleo. 
No meu caso, o filão rendeu 11 fatias – 11 pedacinhos de alegria e gratidão à minha mãe! E olha lá, se quiser aquecer para consumir no dia seguinte (supondo que sobrou,né?) use o forno elétrico ou a gás, e ela vai recuperar a crocância (aquecer no microondas vai fazer com que fique “borrachenta”).


3 comentários:

  1. acredita que nunca fiz rabanadas na minha vida! preciso corrigir isto urgentemente, ficaram lindas!bjs

    ResponderExcluir
  2. Precisamos fazer juntas qualquer dia! Que tal? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sou seu par na ciranda da Lylia! Vou te mandar e-mail e aguardo o seu!
    Eu adoro rabanada e vou fazer esta receita que parece deliciosa!
    Beijos!!!
    CamomilaRosa
    camomilarosa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita: espero que volte sempre! Deixe seu comentário,por favor! Caso não seja usuário cadastrado no google, deixe seu nome, entao eu saberei que o anônimo é você! Obrigada!