Bolos

domingo, 20 de março de 2016

Muito além da língua

Hoje, num dos grupos de WhatsApp que participo, vi que alguém fez língua. Uns torcem o nariz. A mim, sempre encanta. Minha alma cozinheira rapidamente cresce - fica até azul -quando vejo esses pratos de esquisitices, lembranças boas da infância! 
A língua que vi hoje, era com tomate. A língua da minha infância era "de molhinho". Tudo que minha mãe fazia dourando devagar, pingando água pacientemente e formando o molho com o próprio sumo, era assim: de molhinho! 
Então tínhamos o frango de molhinho, que vinha vivo, era morto e depenado na nossa cozinha, com cebolinha picadinha na hora, muito viva e verdinha, na hora de servir. Dos deuses! 
Tínhamos a costelinha de porco, feita do mesmo modo, que depois ia para uma lata que ficava embaixo da pia - formava aquela banha branca, que era divina pra passar no pão quentinho! 
E tínhamos a língua! De molhinho! Nada de tomate! Um molho marron, espesso, muita cebolinha, comíamos com arroz branco, desses com muito alho. Eu tinha uma tia que comia e batia os pezinhos embaixo da mesa. Sinal de sucesso. Sinal que minha mãe, como sempre, tinha acertado a mão, a danada.
Nunca fiz língua. Um dia vou fazer. Vou bater a língua na pia, como minha mãe fazia, pra soltar a "casca". Com força, como ela fazia. Sabe-se lá no que - ou em quem - ela pensava naquele momento. Eu vou fazer uni-duni-te pra bater a minha língua: certamente, vou sair mais leve da cozinha! Ela cantava. Bem, vou dançar e cantar!!!
É interessante como uma imagem - que nem comentei,  quando vi - possa remexer a memória, trazendo sons, cheiros e sabores. Dez mil coisas! Tudo outra vez. Porque língua é coisa fina, coisa séria  e coisa que brinca, que se move e acaricia, como num beijo. Então decido parar por aqui, porque tem coisas que a gente não fala, né? Mas devia. 

4 comentários:

  1. Essas lembranças gustativas sempre me encantam, Catarina! Eu, particularmente, não gosto de língua, mas de vez em quando tenho que fazer para agradar ao marido e as filhas.
    Bj e linda semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. São mesmo sensacionais! Sinto como se tivesse um gancho na nuca, com o qual sou "transportada" - parece que, se estender a mão, vou "tocar" na memória... Adoro isso!!

    ResponderExcluir
  3. Belas lembranças Catarina!
    Sou super fã de Língua pena que da um trabalho enorme para fazer.
    Qdo você citou a forma de preparar lembrei da minha tia que fazia uma deliciosa Língua para ser degustada com arroz e salada !!
    Sempre que podia combinava com ela para fazer e comprava a língua no Mercado Municipal para que ela fizesse num final de semana .
    Bom demais!!!!!
    abraços !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Sartorelli, dá mesmo um trabalhão, mas ainda vou fazer!

      Excluir

Obrigada pela visita: espero que volte sempre! Deixe seu comentário,por favor! Caso não seja usuário cadastrado no google, deixe seu nome, entao eu saberei que o anônimo é você! Obrigada!