Bolos

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Ciranda de Receitas - Bolo dourado de abacaxi com coco - Sabores da Vida

A Ciranda de Receitas tem proporcionado a nós, integrantes da roda, muito mais que a diversidade de receitas: tem nos dado a oportunidade de conhecer pessoas novas e adoráveis!  Uma dessas pessoas, meu par desta semana,  é a Marisa, do blog Sabores da Vida - e é dela a receita de Bolo Dourado de Abacaxi com Coco, que só de ler já assanhou a minha Jurema  (se alguém não sabe quem é a Jurema, eu conto rsrsrsrs)

Quem ainda não conhece o blog, aproveite a deixa: entra no link da receita, e dá uma voltinha, pois além desta delicia, tem muitas outras tão irresistíveis quanto esta: 

http://saboresdavida.net.br/?p=45

"Este bolo fica com um lindo tom dourado e é tão fofinho que desmancha na boca…humm…foi só falar que já me deu vontade de comer mais, tchau hein pessoal, vou terminando por aqui e vou pegar mais uma fatia desse bolo dourado de abacaxi com coco que está demais de bom!! Beijocas, um ótimo fim de semana e até a próxima receita!!


Bolo Dourado de Abacaxi com Coco


Ingredientes para o bolo 
100g de manteiga
1 xícara de açúcar demerara (usei o União Naturale)
2 ovos
100ml de leite de coco
1 xícara de abacaxi em calda bem picadinho (se preferir prepare em casa, dica abaixo)*
1 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de coco ralado seco
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
 *cortei um abacaxi pequeno em fatias, retirei o miolo, piquei bem picadinho, levei ao fogo médio, com 1 xícara de açúcar e cerca de 2/3 de xícara de água, até ficar macio, porém firme.
Preparação do bolo: em uma vasilha junte os ingredientes secos, exceto o fermento, e misture levemente. Na batedeira, bata muito bem a manteiga com o açúcar demerara até ficar bem cremoso. Acrescente os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Adicione o leite de coco e bata mais um pouco. Junte o abacaxi com um pouquinho da calda e misture levemente. Diminua a velocidade da batedeira, adicione os ingredientes secos e bata até que sejam incorporados à massa. Por último acrescente o fermento e misture manualmente. Despeje a massa em forma untada com um pouco de manteiga e polvilhada com farinha de trigo integral e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.

Ingredientes para a calda 
100ml de leite de coco
3/4 de xícara de açúcar
e cobertura
50g de coco ralado seco
Preparação da cobertura: coloque o coco seco em uma frigideira e leve ao fogo, sempre mexendo para não queimar, pois apesar de o chamarmos de coco queimado, não é essa a ideia. O objetivo é que fique douradinho, não queimadinho….rsrs. Assim que o coco estiver com um tom caramelado, desligue o fogo e reserve.
Calda para o bolo: misture o leite de coco com o açúcar e leve ao fogo baixo até levantar fervura. Despeje esta mistura sobre o bolo ainda quente e salpique por cima o coco queimado…..ooops….dourado….rsrs. Espere esfriar, corte em quadradinhos e sirva. Experimentem saborear com sorvete… hummm….irresistível."







Participam da Ciranda de Receitas:
http://receberecelebrar.blogspot.com.br/
http://saboresdavida.net.br/



9 comentários:

  1. Oi, Catarina!
    Esse bolo da Marisa está tão tentador, que já salvei aqui.
    Sou suspeitíssima quando se trata de abacaxi, um amor antigo...rs!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Catarina: cheguei aqui através do blogue da amiga Marisa. Esta receita deve ser deliciosa. Também gostei muito da tua rabanada.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Catarina, minha querida, a sua rabanada me deixou com água na boca. Nem vou esperar o Natal para experimentar....rsrs. Adorei ser seu par nesta rodada da Ciranda!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Catarina! Fiquei necessitada desse bolo, e agora? E as rabanadas, vou ter que esperar até o Natal? A ciranda me traz "problemas" rsrsrs. Parabéns às duas! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. nossa que show este bolo da Marisa, adoro esta combinação, beijos para as duas!

    ResponderExcluir
  6. Quanta coisa gostosa, Catarina! Esse bolo realmente é daqueles que gosto. E suas rabanadas? Adorei e deu vontade de fazer agora mesmo.
    Bj e obrigada por estar conosco,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Abacaxi com coco é vida no coração!
    Adorei a receita! Eita quantos encontros deliciosos hein?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Deliciosa combinação, bolo lindo para essa ciranda.
    Bom fds

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica, delicioso este bolo, gosto muito de receitas com sabor de côco.
    Beijos e te desejo uma ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita: espero que volte sempre! Deixe seu comentário,por favor! Caso não seja usuário cadastrado no google, deixe seu nome, entao eu saberei que o anônimo é você! Obrigada!