Bolos

terça-feira, 7 de junho de 2016

Bolo de cinquentanos

Minha sobrinha fez 50 anos!!

Quando ela nasceu, eu do alto dos meus 10 anos, odiei aquela coisinha. Tão fofinha! Como ela se atrevia a tirar o meu conforto de filha temporona, a queridinha do meu irmão???

Mas o tempo passa e cura toda maldade da infância rsrsrsrsrs Amo minha sobrinha: uma mulher bonita, inteligente, um espetáculo de pessoa! Fico no gargarejo por ela!!!

E eu, que nem sou muito de fazer bolo, queria fazer um bolo de aniversário pra ela. E quando eu "encasqueto" uma idéia, sou terrível! Eu me conheço muito bem!

Apelo para quem? Claro, para a Angela - que por WhatsApp e telefone foi acompanhando toda minha trajetória, orientando, sugerindo, corrigindo as tolices de quem não é boleira!!! Foi muito divertido!! 

Amei fazer o bolo, vibrei cada minuto, pulei na cozinha - e a Angela do outro lado, acompanhando tudo!!!
O resultado foi um bolo que definiu meu orgulho e alegria, que compartilho com a minha Angela,  e com vocês a receita!

Bolo de "cinquentanos"

Para o bolo, usei a receita de bolo bem casado da Angela, a Ora Pitangas

4 claras em neve bem batidas
Ir colocando as gemas uma a uma e bater por 3 mim, depois disto colocar 1 colher de chá de baunilha e 6 colheres de açúcar peneiradas, bater por mais 3 minutos, desligar a batedeira.
Acrescentar 8 colheres de sopa de farinha de trigo peneiradas com 1 colher de sobremesa de fermento em pó, bem delicadamente e ir alternando com 2 colheres de água.
Assar em forno médio, até fazer o teste do palito.

Para o recheio, usei um creminho de leite condensado básico: 
1 lata de leite condensado
Mesma medida de leite
2 gemas
2 colheres de maizena
Levar ao fogo, depois que engrossar, deixa cozinhar por 2 minutos. Tira do fogo e acrescenta uma caixinha de creme de leite. Acrescentei ainda coco em fruta ralado (para alegria do meu irmão,  que adora coco!)

Para a cobertura, usei chantilly com gelatina
500 ml de creme de leite fresco batido com 4 colheres de açúcar até o ponto de chantilly. À parte, dissolvi uma colher rasa de gelatina em pó sem sabor em 2 colheres de água fria. Após 3 minutos, acrescentei mais duas colheres de sopa de água e levei ao micro por 15 segundos. Acrescentei a gelatina ao chantilly. O resultado é um chantilly mais firme, de linda textura, sem gosto residual. 

Enfeitei com coco e morangos, pra quebrar a brancura. 












8 comentários:

  1. Ficou maravilhoso, parabéns !!! Foi super divertido fazer o bolo "de longe", feliz demais por você, orgulho me define. A Genie é muito querida e merece todo o nosso carinho. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Angelita, pelo apoio e incentivo de sempre! Beijos!!!!

      Excluir
  2. Ficou maravilhoso, parabéns !!! Foi super divertido fazer o bolo "de longe", feliz demais por você, orgulho me define. A Genie é muito querida e merece todo o nosso carinho. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Angela, seu elogio vale muito para mim 💕💕💕 Obrigada por tudo!

      Excluir
  3. Ficou lindo e caprichado, como tudo que você faz!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita: espero que volte sempre! Deixe seu comentário,por favor! Caso não seja usuário cadastrado no google, deixe seu nome, entao eu saberei que o anônimo é você! Obrigada!